O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona. Primeiramente, por utilizar freqüências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial, que requer uma licença da ANATEL. Possuem custo de instalação baixíssimo, discretas e muito práticas. Segundo, por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente, sem o uso de fios.
Como funcionam? As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio, da mesma forma que telefones celulares e televisores. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. O roteador, dispositivo conectado a Internet através de cabos, recebe esse sinal, decodifica-o e o envia para a Internet.
O mesmo ocorre no sentido contrário, estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio. Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots, comumente encontrados em aeroportos, cafés, bibliotecas, entre outros.
Uma vez em um hotspot, basta ligar seu dispositivo portátil (laptop, smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet. Hoje em dia já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi, e isso tende a ficar ainda mais comum, a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem o uso de fios.
Créditos: Paulo Henrique | Dinamite Hackers
0 comentários:
Postar um comentário